26 de maio de 2014

Vida nova, todo dia!!!

Relebrando as festas de fim de ano...



Confraternizações, encontrar amigos, reunir família!!!! A expectativa da chegada de um bebê é um desses momentos mágicos, quando a vida se reinicia!

O exame deu positivo?!?! Então, a vez agora é de preparar a casa para receber uma nova pessoa!

Abrir espaço, descartar o que não está em uso, rever as necessidades. O esforço é bem vindo e valorizado só de imaginarmos a carinha desse bebezinho que se prepara para chegar em nossas vidas!

E, como todo marinheiro de primeira viagem, é muito importante traçar a rota, verificar as condições e aprender com quem sabe o que será necessário para acolher no mundo esse pequeno cidadão!

Por isso, já iniciei as pesquisas por informações e orientações de como ambientar melhor esse pequenino ser. E compartilho aqui com você...

Encantadora de bebês para iniciantes

Se o seu filho é recém-nascido:

- estabeleça a amamentação.

- se concordar com isso e seu médico permitir, dê uma mamadeira com leite artificial à noite, por volta das 23h, para o pai também participar da alimentação do bebê e a mãe poder descansar.
- descanse, durma sempre que o bebê dormir.
- esqueça um pouco TUDO o que não for essencial. passa rápido essa fase e logo você poderá fazer tudo de novo.- facilite o máximo que puder o dia-a-dia de vocês deixando fraldas fora do pacote, água quente na garrafa térmica etc.
- tente estabelecer uma rotina. se ele mamou e você sabe que ele está sustentado, cerca de 40 minutos depois de ter acordado você já pode iniciar o ritual do sono para ele dormir. troque a fralda, feche a janela do quarto, fale baixinho com ele e sente-se na sua cama ou na poltrona com ele de pé no seu colo, com a cabeça no seu ombro, e dê tapinhas de leve nas costas. pode cantar. sempre fale baixinho. o objetivo é acalmá-lo e não estimulá-lo de qualquer maneira. quando ele estiver com os olhinhos fechando, coloque-o no berço.
- acorde-o gentilmente se ele já estiver dormindo 2h durante o dia. de noite, deixe que ele acorde quando quiser (ou acorde-o de 3 em 3 horas se essa for a orientação médica, para amamentar).
- quando começar a escurecer, dê banho no bebê e inicie o ritual do sono noturno. depois que ele dormir, deixe que acorde somente quando quiser (ou se o médico pediu para amamentar de 3 em 3 horas por motivo de saúde).
- quando ele acordar de noite, faça tudo no escuro. tenha uma daquelas luzes de tomada (azuis, bem fraquinhas), ou no máximo um abajour com a lâmpada baixa, e não seja divertida. dê carinho, amamente, mas não cante, brinque ou faça festinha. assim você ensinará que de noite é hora de dormir, mas que você sempre estará ali para ele quando ele precisar. quando terminar de amamentar, verifique a necessidade de trocar a fralda e coloque-o novamente no berço.
- se estiver muito cansada de levantar do seu quarto a noite toda, coloque uma cama no quarto do bebê. ele pode dormir com você e vocês podem colocar um bercinho no quarto de vocês, ou colocá-lo no carrinho, mas a transição para o berço depois pode ser difícil para ele. melhor começar da forma que deseja manter depois. é mais fácil você mudar de quarto do que ele.

- é comum um bebê recém-nascido acordar duas vezes de madrugada (às 2h e às 5h, por exemplo, mas obviamente os horários variam). com o tempo, ele vai espaçando. tenha paciência.

- é comum um bebê chorar muito de madrugada e não conseguir dormir. sempre que o bebê chorar..
- a rotina não vai acontecer agora, mas é importante você ser constante porque, quando menos esperar, estará funcionando.

Se o seu filho tem de 1 a 6 semanas de vida:


- anote durante três dias os hábitos do seu bebê: que horas acorda, como acorda (chorando ou brincando?), quantos cocôs fez, quanto mamou, quantas vezes, quanto tempo dormiu, depois de quanto tempo acordado fica com sono etc. depois de três dias, você verá um padrão. esse padrão servirá para você estabelecer uma rotina para ele de acordo com as necessidades do bebê.

- a rotina EASY significa fazer as coisas em uma determinada sequência: E (eat = comer, mamar), A (activity = atividade, trocar fralda, brincar com os pais, observar a janela, o móbile, passear), S (sleep = dormir) e Y (you = você, a hora que você dorme, descansa ou cuida da casa).
- procure estabelecer essa rotina. ela demora para "funcionar". é importante ser consistente e fazer todos os dias da mesma forma.
- com relação ao sono, veja na lista acima, para bebês recém-nascidos. vale o mesmo para sonecas diurnas e sono noturno.

- até 6 semanas, é comum acordar duas vezes de madrugada, igual a um bebê recém-nascido. se seu bebê tiver tendência a isso, pode ser que ele esteja acordando somente uma vez de madrugada. ótimo!

Tome nota!

Site visitado: Encantadora de bebês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui sua ideia sublime!